O concelho de Alcobaça tem 578 projetos aprovados no âmbito do PRR, com um investimento de 45 milhões de euros, 39 milhões dos quais para empresas, anunciou na passada terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, na Solancis, empresa sediada na freguesia da Benedita, que lidera a agenda mobilizadora do sector da pedra, que agrega mais de meia centena de parceiros.
« A grande maioria dos projetos aprovados no concelho de Alcobaça são de famílias no âmbito dos programas de eficiência energética, há investimentos do Estado – no Mosteiro de Alcobaça -, há investimentos das IPSS na eletrificação das viaturas para o apoio domiciliário, mas o grosso dos 45 milhões de euros de investimento já aprovados no âmbito do PRR para o concelho de Alcobaça é dirigido para as empresas, no apoio à criação de emprego, nos programas de inovação e nos programas de sustentabilidade florestal, através da valorização das resinas », adiantou o governante, que se fez acompanhar no concelho de Alcobaça da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
« O exemplo do concelho de Alcobaça pode ser replicado noutros concelhos », considerou António Costa, apontando Alcobaça e a região de Leiria como « uma das mais dinâmicas e empreendedores que o País dispõe ».
A agenda mobilizadora do sector da pedra conta com um investimento de mais de 55 milhões de euros e um incentivo de mais de 32 milhões de euros. « Temos o compromisso de aumentar em 8% o valor acrescentado, 5% da produtividade, 15% das exportações, criar seis sistemas de inovação disruptiva, reduzir a emissão de gases em estufa em 30%, crescer nas energias renováveis e nos subprodutos e criar mais de 200 postos de trabalho diretos », referiu Samuel Delgado, CEO da empresa que lidera este consórcio. “Esta agenda mobilizadora representa um compromisso no sector e com a economia de Portugal » notou o empresário, confessando nunca ter pensado que « o sector tivesse capacidade para fazer um projeto desta dimensão ».